

sifilis
cancro duro

Fonte:Ihttp://www.plox.com.br/ciencia-e-saude/sifilis-aumenta-em-13-de-14-estados-com-dados-disponiveis-sobre-doenca
vÍRUS DA SÍFILIS
Sífilis é uma doença transmitida sexualmente e que pode ser infecto-contagiosa sistêmica que acomete todo organismo, que evolui de forma crônica e lenta e que tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência sem manifestações, podendo comprometer múltiplos órgãos do organismo humano. De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se em:
-
Primária: Trata-se de uma lesão ulcerada não dolorosa (ou pouco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa líquida transparente escassa e que na mulher pode ocorrer nos grandes lábios, vagina, clítoris, períneo e colo do útero. Já no homem ocorre na glande e prepúcio, porém que pode ser também encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas. É frequente também a íngua na virilha que, em geral, passa desapercebida. O cancro usualmente desaparece em 3 a 4 semanas, sem deixar cicatrizes.
-
Secundária: É caracterizada pela disseminação dos treponemas pelo organismo e ocorre de 4 a 8 semanas do aparecimento do cancro. As manifestações nesta fase são essencialmente dermatológicas e as reações sorológicas continuam positivas.
-
Latente: Nesta fase não existem manifestações visíveis mas as reações sorológicas continuam positivas.
-
Adquirida Tardia: A sífilis é considerada tardia após o primeiro ano de evolução em pacientes não tratados ou inadequadamente tratados. Apresentam-se após um período variável de latência sob a forma cutânea, óssea, cardiovascular, nervosa e etc.
-
Congênita: Quando transmitido da mãe para o feto por via transplacentária, a partir do quarto mês da gestação. As manifestações da doença, na maioria dos casos, estão presentes já nos primeiros dias de vida e podem assumir formas raras, inclusive podendo levar ao óbito da criança.
A forma de contágio ocorre através de relações sexuais e no beijo.
Os sinais dos sintomas são dor muscular, febre, mal-estar, perda de apetite e etc.
O diagnóstico ocorre através de pesquisa direta do agente nas lesões.
O tratamento de maior eficácia é a penicilina.
Os cuidados para se evitar o contágio é não fazer sexo sem o uso de preservativos.
O período de incubação da doença é de três semana à um ano.
Entre homens e mulheres a doença se manifesta de maneira diferente. Nos homens ocorre a aparição de bolhas duras pelo corpo. Já nas mulheres pode-se manifestar durante a gravidez através do aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro e endometrite pós parto.