

CANCRO MOLE
Bactéria Cancro Mole
O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Haemophilus ducreyi e manifesta-se tipicamente como úlceras na região genital.
O cancro mole também é conhecido pelos nomes de cancróide, úlcera mole, venérea ou “cavalo”.
FORMA DE CONTÁGIO
Transmite-se pela relação sexual com uma pessoa totalmente infectada sem o uso da camisinha masculina ou feminina.
SINAIS E SINTOMAS
Nos homens feridas múltiplas e dolorosas de tamanho pequeno com presença de pus que aparecem de frequência nos órgãos genitais (ex.. pênis,ânus e vulva).
Nas mulheres, podem aparecer nódulos (caroços ou ínguas) na virilha.
TRATAMENTOS E CUIDADOS
O tratamento sistêmico deve ser acompanhado de medidas de higiene local. O acompanhamento do paciente deve ser feito até a involução total das lesões; é indicada a abstinência sexual até a resolução completa da doença . O tratamento dos parceiros senxuais está recomendado mesmo que a doença clínica não seja demonstrada, pela existência de portadores asmáticos, principalmente entre mulheres.
O tempo mínimo de tratamento é de 10 dias ou até a cura clínica das lesões e|ou adenite, que, em geral, ocorre após duas semanas de tratamento.
PREVENÇÃO
A doença pode ser prevenida através do uso de preservativos. Higiene genital antes e após o relacionamento sexual. Escolha do(a) parceiro(a).
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
De 2 á 5 dias.
DIFERENÇAS NA DOENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES
Os sintomas são iguais entre homens e mulheres. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer inchaço na virilha.