

hiv
Modo de transmissão

Modo de não transmissão
É um vírus que compromete o funcionamento do sistema imunológico humano impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente que é a de protegê-lo contra as agressões externas por bactérias outros vírus, parasitas e mesmo por célula cancerígenas.
Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunistas, que acabam por levar o doente à morte.
Forma de contágio
-
Através do sexo sem camisinha, podendo ser vaginal ou oral.
-
De mãe infectada para filho durante a gestação no parto ou na amamentação, também conhecida como transmissão vertical.
-
Uso de mesma seringa ou agulha contaminada usada por mais de uma pessoa.
-
Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
-
Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados adequadamente.
Sinais e Sintomas
Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, com febre e mal-estar, por esse motivo na maioria das vezes os casos passam despercebidos.
Diagnósticos, Tratamento e Cuidados
Os sintomas são os mesmos para todos os infectados. Geralmente, os primeiros sintomas aparecem de duas a quatro semanas apòs a infecção e se caracterizam, principalmente, por febres, dores musculares, de cabeça e garganta, calafrios e manchas na pele. A progressão da AIDS no organismo leva ao aparecimento das chamadas “doenças oportunista” causadas pela baixa imunidade. As mais comuns são a tuberculose, a pneumonia, o sarcoma de Kaposi. É importante destacar que mesmo que os sintomas não se apresente, uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras pessoas. Os primeiros sintomas podem aparecer até 10 anos após a infecção. O tratamento ainda não tem a cura, mas atualmente existem tratamentos a partir de drogas chamadas antirretrovirais. Essas drogas inibem a multiplicação do vírus HIV. Esse tratamento dá a possibilidade dos portadores do vírus de viver com mais qualidade de vida.
Prevenção
A principal forma de prevenção da AIDS é o uso camisinha em todas as relações sexuais que pode ser comprado em supermercados, farmácias e drogarias, mas também são distribuídos gratuitamente nos postos saúde e ANS campanhas de prevenção da AIDS realizadas pelo governo. No entanto, existem outras formas importantes de prevenção contra a AIDS, como:
-
Utilização de seringas e agulhas descartáveis;
-
Uso de luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;
-
Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação dos bebês
-
Não amamentar o bebê em caso de ser soropositivo.
Período de Incubação
No caso específico do HIV o período de incubação médio estimado e citado pelo Ministério da Saúde por meio do Departamento DST/AIDS é de 3 a 6 semanas. Isso quer dizer que após a exposição ao vírus o paciente infectado começa a apresentar alguns sintomas como febre e a mal-estar dentro deste período,sendo que estes sintomas fazem parte da fase inicial da doença.
Diferenças nos sintomas entre homens e mulheres
Não existe diferença nos sintomas da AIDS entre homens e mulheres.