
CANDIDÍASE


FUNGO CANDIDÍASE
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo cândida, geralmente cândida albicans e pode afetar a pele, unhas, órgãos genitais, garganta, corrente sanguínea e boca.
A forma de contágio ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores da doença. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto. A infecção, em geral, é primária na mulher, isto é, desenvolve-se em razão de fatores locais ou gerais que diminuem sua resistência imunológica.
Os principais sintomas de candidíase:
•Coceira na área vaginal
•Dor e vermelhidão na área vaginal
•Corrimento vaginal branco e agrupado, parecido com queijo cottage
•Relações sexuais dolorosas
O diagnóstico da candidíase vaginal começa com o histórico do paciente, e também se a paciente já teve alguma DST. O próximo passo é um exame físico. Outro passo é justamente essa análise do corrimento vaginal.
O tratamento da candidíase vaginal normalmente consiste no uso de pomadas antifúngicas ou medicamentos antimicóticos de uso local. Em casos de candidíase vaginal recorrente, o médico pode indicar medicamentos orais para que o quadro não retorne. Além disso, mudanças na alimentação pode ajudar esses casos.
A maioria dos casos de candidíase, incluindo a vaginal, pode ser evitada mantendo a pele limpa e seca, utilizando antibióticos apenas com orientação médica, e seguindo um estilo de vida saudável, incluindo alimentação adequada.
O período de incubação é muito variável.
A doença ocorre diferente entre homens e mulheres. Na mulher Caracteriza-se por coceiras, ardor e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante à nata do leite. Com frequência, a vulva e a vagina encontram-se inchadas e avermelhadas. As lesões podem se estender pelo períneo, região perianal e virilha. No homem apresenta-se com hiperemia da glande e prepúcio e eventualmente por um leve edema e pela presença de pequenas lesões em forma de pontos avermelhados.